Rússia envia avião de guerra para ‘afugentar’ aeronave norueguesa
2 mins read

Rússia envia avião de guerra para ‘afugentar’ aeronave norueguesa


Ministério da Defesa russo acusou avião de patrulha da Noruega de se aproximar de seu espaço aéreo no Mar de Barents, cujo controle é dividido pelos dois países. Governo norueguês é membro da Otan. Caça russo MIG-31 durante exercício militar em junho de 2024.
Ministério da Defesa russo via Reuters
A Rússia enviou um avião de guerra para interceptar e “afugentar” uma aeronave de patrulha norueguesa que, segundo Moscou, se aproximou do espaço aéreo russo nesta quarta-feira (10).
O incidente ocorreu no mar de Barents, trecho do Oceano Ártico cujo controle é dividido por Rússia e Noruega, e no meio da cúpula da Otan com a participação da Ucrânia (leia mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Ministério da Defesa da Rússia disse ter enviado um MIG-31, um dos mais de 1.000 aviões de combate russos, com capacidade para interceptar e destruir alvos em grandes altitudes.
Ainda de acordo com o ministério, a aeronave utilizada foi o Poseidon, avião de patrulha das Forças Armadas norueguesas. O governo russo disse que não houve violação da fronteira aérea por parte da aeronave norueguesa.
Até a última ataulização desta reportagem, a Noruega ainda não havia se pronunciado sobre o caso, que acontece na semana em que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizam uma cúpula em Washington, nos Estados Unidos, em que discutem a adesão da Ucrânia.
O presidente ucraninano, Volodymyr Zelensky, participa como convidado da cúpula, que também celebra os 75 de existência da aliança militar.
A Rússia já relatou incidentes semelhantes antes, quando os seus aviões confrontaram aeronaves militares de países da Otan que voavam perto da sua fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *