1 min read

Balão de lixo da Coreia do Norte cai no complexo do gabinete presidencial da Coreia do Sul

Um balão com lixo enviado pela Coreia do Norte caiu no complexo do gabinete presidencial da Coreia do Sul, na manhã de quarta-feira (24), pelo horário local. As informações são do Serviço de Segurança Presidencial e foram divulgadas pela agência de notícias estatal Yonhap.
As autoridades disseram que encontraram o balão com lixo no complexo presidencial enquanto monitoravam a última leva de artefatos enviados pela Coreia do Norte.
“Uma investigação da equipe de resposta química, biológica e radiológica mostrou que os objetos não apresentavam perigo ou contaminação”, disse o Serviço de Segurança.
Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e, até mesmo, fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos.
Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.
Além disso, ainda em junho, uma nova remessa de balões norte-coreanos provocou o fechamento de um aeroporto que fica a cerca de 30 km de Seul.
A crise dos balões levou a Coreia do Sul a suspender um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Com isso, atividades militares foram retomadas na região de fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *