11 de maio de 2025
2024-10-08t105951z-1-lynxmpek970dr-rtroptp-4-usa-election-poll.jpg


Segundo o jornal americano, o resultado da pesquisa nacional divulgada nesta sexta (25) indica que ‘o eleitorado raramente pareceu tão igualmente dividido’. Eleição está marcada para 5 de novembro. Os candidatos à presidência dos EUA Kamala Harris e Donald Trump.
Nathan Howard, Jeenah Moon/ Reuters
A menos de duas semanas da eleição nos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump estão em uma “situação rara de empate”: ambos aparecem com 48% de intenção de voto cada, segundo pesquisa New York Times/Siena College divulgada nesta sexta-feira (25). A votação ocorrerá em 5 de novembro.
De acordo com o jornal americano “The New York Times”, o resultado desta última pesquisa nacional, assim como as demais encomendadas pelo veículo nos últimos três meses, “é uma evidência de um eleitorado que está tanto polarizado quanto paralisado”. “O eleitorado raramente pareceu tão igualmente dividido”, afirmou a reportagem.
Desde que Kamala Harris assumiu a candidatura democrata após a desistência do presidente Joe Biden, ela e Trump apareceram em situação de empate técnico na maioria das pesquisas de intenção de voto, mas até o momento não haviam pontuado de forma exata, como ocorreu desta vez.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ao revelar as porcentagens, o jornal também chamou o eleitorado de “impossivelmente e inabalavelmente dividido”, o que afirmou ser uma má notícia para Kamala. Isso por que, em eleições recentes, os democratas mantinham vantagem na intenção de voto ao longo da corrida –mesmo que o resultado das urnas fosse para o lado republicano.
A pesquisa New York Times/Siena College entrevistou 2.516 eleitores em todo os EUA entre 20 e 23 de outubro. A margem de erro é de cerca de 2,2 pontos percentuais.
Também nesta sexta, uma pesquisa da Reuters/Ipsos mostrou que Trump e Kamala abocanharam dois eleitorados tradicionais dos partidos alheios: o republicano cresceu entre os homens latinos, enquanto a democrata, entre mulheres brancas.
Segundo o “The New York Times”, os democratas esperavam que a vice-presidente dos EUA construísse uma liderança sólida tendo estados-chave como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin ao seu lado. No entanto, pesquisas de intenção de voto nos seis estados mais importantes da eleição (incluindo Carolina do Norte, Arizona, Geórgia e Nevada) mostra embates equilibrados.
Nas últimas semanas, Trump e Kamala têm intensificado os eventos eleitorais nos estados-chave: Trump distribuiu lanches em um McDonald’s da Pensilvânia no último final de semana, enquanto Kamala “colou” em artistas para animar eleitores –teve até o ex-presidente Barack Obama, que tem a acompanhado em eventos, cantando música do Eminem em comício em Detroit, no Michigan.
Nos últimos dias, Kamala mudou sua retórica de campanha e passou a fazer ataques mais intensos contra Trump, chamando-o de fascista. Trump, por sua vez, recebeu nova acusação de assédio sexual por uma modelo.
LEIA TAMBÉM:
Revista ‘Time’ diz que Trump pode anunciar vitória antes da hora e rejeitar resultado se perder
INFOGRÁFICO: Veja como Kamala Harris e Trump estão nas pesquisas eleitorais nesta reta final
FAMOSOS: Eminem, Taylor Swift, Elon Musk e 50 Cent: reta final entre Kamala e Trump mobiliza apoio de famosos; veja quem apoia qual candidato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *