
São esperadas chuvas “potencialmente históricas” nos estados da Georgia e Carolina do Sul. Ventos da tempestade tropical Debby já causaram estragos no domingo (4)
Christopher O’Meara/AP Photo
O furacão Debby deve atingir o sudeste dos Estados Unidos nesta segunda-feira (5), informou o NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos). A Flórida deve ser o primeiro estado impactado pela chuva com ventos de até 100 km/h.
São esperadas chuvas “potencialmente históricas” com precipitação entre 25 e 50 cm e alagamentos graves nos estados da Georgia e Carolina do Sul. Diante deste prognóstico, o governador da Florida, Ron DeSantis, convocou 3 mil membros da guarda nacional americana e colocou a maioria das cidades e condados do estado em situação de emergência.
O centro da tempestade tropical se deslocou pelo leste do golfo do México antes de atingir a costa da Flórida pela manhã de segunda-feira. A expectativa é que ela se mova lentamente pelo sudeste americano no início da semana.
Initial plugin text
“Existe uma previsão incrível de chuva, mas incrível no mau sentido”, disse Michel Brennan, diretor do centro. “Seriam chuvas recordes associadas a um ciclone tropical nos estados da Georgia e Carolina do Sul, se atingirmos o nível de 75 cm.”
No domingo (4), os extremos da tempestade Debby atingiram a costa oeste da Flórida, alagando ruas e causando quedas de energias. De acordo com DeSantis, a situação é similar à do furacão Idalia, que atingiu o estado em 2023, porém com muito mais água.
Debby é a quarta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, precedida pelas tempestades Alberto e Chris, além do furacão Beryl. Todos ocorreram em junho de 2024.
Com informações das agências Reuters e Associated Press.
LEIA TAMBÉM
Vendedor lembra momento de tensão com ‘alerta vermelho’ para furacão Beryl em Cancún: ‘Estoquei comida
Furacão Beryl se intensifica no Caribe: por que as temporadas de tempestades tropicais explodem cada vez mais cedo e mais fortes
Furacão Beryl deixa 16 mortos no Caribe e EUA