27 de maio de 2025
thaad.jpg


Equipamento que será operado por militares americanos pode atingir alvos fora dentro e fora da atmosfera. Sistema THAAD de defesa contra mísseis
Departamento de Defesa dos EUA
Os EUA vão enviar militares americanos e um sistema de defesa antimísseis de grande altitude, o THAAD, para Israel.
O anúncio foi feito neste domingo (13) pelo Pentágono (Departamento de Defesa dos EUA). O sistema será operado pelos militares americanos na defesa do país aliado contra eventuais ataques do Irã.
O secretário de Defesa, Lloyd Austin, “autorizou o envio de uma bateria de defesa de grande altitude (THAAD) e de uma equipe de militares americanos a Israel, que ajudarão a reforçar as defesas aéreas do país após os ataques sem precedentes do Irã”, ocorridos em 13 de abril e 1º de outubro, disse o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder.
O THAAD é um sistema de defesa antimísseis terrestres que pode ser transportado. Ele é altamente eficaz contra ameaças de curto e médio alcance.
Embora seja utilizado para a defesa terrestre, o sistema também pode atingir alvos fora da atmosfera.
Irã ataca Israel
Em 1º de outubro, o Irã atacou Israel com cerca de 200 mísseis balísticos.
A ofensiva foi a primeira resposta do Irã desde a escalada nos conflitos entre Israel e o Hezbollah —grupo armado que atua no Líbano e que é financiado pelo regime iraniano.
A maior parte dos mísseis atingiu Tel Aviv, onde uma série de explosões foi registrada.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Como Israel e Irã não dividem fronteira, um eventual conflito aberto entre os países poderia acontecer pelo ar, com o uso de jatos, caças e outras aeronaves e o lançamento de mísseis. O bombardeio realizado pelo Irã nesta terça (1) é um exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *